Não existem desculpas para fugir do calendário de vacinação, nem mesmo para diabéticos.
Pelo contrário, este é um grupo de risco que deve receber atenção especial quanto à imunização, já que a taxa de mortalidade por infecções é significativa.
O diabetes mellitus (DM) é uma doença séria caracterizada pela dificuldade no controle da hiperglicemia, e que atinge, atualmente, cerca de 8,9% da população brasileira, segundo o Ministério da Saúde. Mesmo quando há o controle do índice glicêmico, é possível que um paciente tenha disfunções no metabolismo que prejudiquem diretamente o funcionamento do sistema imunológico, que se trata da defesa do nosso corpo.
Quando o organismo está vulnerável a infecções virais e bacterianas, a chance de desenvolver complicações mais graves se torna maior, e é justamente aí que as vacinas aparecem como aliadas da nossa saúde para contornar essa situação. Você sabe quais as vacinas recomendadas especialmente para diabéticos?
Pneumocócica
Quem tem diabetes deve redobrar a atenção quando o assunto é pneumonia. A taxa de mortalidade pode chegar a 50%, já que o quadro infeccioso é mais crítico e há um risco maior de hospitalização e complicações. Manter a vacinação em dia é imprescindível!
Influenza
A vulnerabilidade do sistema imunológico de diabéticos é perigosa também em casos de gripe, aumentando consideravelmente a taxa de hospitalização e mortalidade. A vacina protege contra a doença e suas complicações.
Hepatite B
Recomenda-se também um cuidado especial quanto à vacina de hepatite B. Diabéticos têm um risco duas vezes maior de infecção por este vírus que causa, dentre outros problemas, a insuficiência hepática e a cirrose.