Após os 60 anos de idade, 8 vacinas devem ser tomadas segundo as recomendações presentes no calendário de vacinação de idosos, determinado pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) em conjunto com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Confira:
Quais as vacinas constam no calendário vacinal do idoso?
- Influenza (gripe)
- Pneumocócicas
- Herpes zóster
- Difteria, tétano e coqueluche ou dupla adulto (difteria e tétano)
- Hepatites A e B
- Febre amarela
- Meningocócicas conjugadas
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
Por que é preciso tomar a vacina contra gripe todos os anos?
Apesar da gripe ser uma doença comum e frequente em todo o mundo, todos os anos deixa muitas pessoas hospitalizadas e levar à morte. A vacinação contra a gripe deve ser repetida todos os anos para que o efeito de proteção seja garantido, pois o vírus é capaz de sofrer mutações e criar resistência à vacina anterior.
Benefícios da vacina H1N1 em idosos
A vacina contra o vírus H1N1 (e outras variações da gripe) é capaz de oferecer maior proteção para pessoas que estão predispostas a se infectar com o patógeno oportunista.
O vírus Influenza pode deixar muitas pessoas com pneumonia e levar à morte, sendo a maioria das mortes por influenza sazonal registrada em idosos.
Reforçamos: é importante citar que as vacinas são atualizadas anualmente para variações (mutações) do influenza. Isso quer dizer que quem já tomou em anos anteriores uma vacina para o H1N1, deve repetir a dose anualmente para se proteger das mutações posteriores.
Impacto da vacinação contra Influenza no Brasil
Por conta da Covid-19, foram reforçadas as campanhas de vacinação do governo contra a influenza desde 2020.
A vacinação de idosos contra a influenza é uma medida de saúde pública recomendada não só no Brasil, mas em vários países. Há estudos que mostram que a vacinação na população idosa tenha contribuído de forma significativa na prevenção de hospitalizações por causas respiratórias de variadas naturezas.
Idosos devem tomar vacina de febre amarela?
Os idosos precisam tomar a vacina de febre amarela, conforme calendário de vacinação, mas ela é recomendável a habitantes de áreas endêmicas, pessoas com viagem para áreas com a doença ou sempre que houver exigência internacional, em área considerada com risco.
Essa vacina também possui suas restrições, não podem ser tomadas por idosos com doença febril aguda, histórico de reação alérgica após ingestão de ovo de galinha ou aos componentes da vacina, doenças que reduzem a imunidade, como câncer, diabetes, AIDS ou uso de medicamentos imunossupressores.