A Vacina de Rotavírus Humano Vivo Atenuado serve para proteger as crianças da gastroenterite que provoca diarreia e vômito, causada pela infecção por Rotavírus.
Esta vacina serve para prevenir as infecções, uma vez que quando a criança recebe a vacina o seu sistema imunológico é estimulado a produzir anticorpos contra os tipos de Rotavírus mais comuns. Estes anticorpos irão proteger o corpo contra infecções futuras, no entanto não são 100% eficazes, embora sejam muito úteis para diminuir a intensidade dos sintomas.
Em alguns casos a criança pode cuspir ou não engolir um pouco do conteúdo da vacina. Nesses casos, não precisa repetir a dose, pois ao ter o contato, mesmo mínimo, com a mucosa já garante a proteção do bebê.
Para que serve
A vacina contra o rotavírus é administrada com o objetivo de prevenir a infecção pelo rotavírus, que é um vírus pertencente à família Reoviridae e que causa diarreia grave principalmente em crianças entre 6 meses e 2 anos.
A prevenção da infecção pelo rotavírus deve ser feita conforme indicado pelo pediatra, caso contrário, a vida do bebê pode estar em risco, já que em alguns casos a diarreia é tão grave que pode resultar em desidratação severa em poucas horas. Os sintomas da rotavirose podem durar entre 8 e 10 dias e pode haver diarreia intensa, de odor forte e ácida, podendo deixar a região íntima do bebê avermelhada e sensível, além de dor na barriga, vômitos e febre alta, normalmente entre 39 e 40ºC.
Possíveis reações
As reações dessa vacina são raras e, quando acontecem, não são graves, como por exemplo aumento da irritabilidade do bebê, febre baixa e caso isolado de vômito ou diarreia, além de perda de apetite, cansaço e excesso de gases.
No entanto, há algumas reações raras e graves, como por exemplo diarreia e vômitos frequentes, presença de sangue nas fezes e febre alta, sendo recomendado nesses casos ir ao pediatra para que possa ser iniciado algum tipo de tratamento.
Contraindicações da vacina
Esta vacina está contraindicada para crianças com sistema imunológico comprometido por doenças como AIDS e para crianças com alergia a algum dos componentes da fórmula.
Além disso, se a criança tiver sintomas de febre ou de infecção, diarreia, vômito ou problemas no estômago ou intestino, deve conversar com o seu médico antes de iniciar a vacinação.