Acompanhe nossas notícias

Quais são as vacinas recomendadas para o idoso

Share on facebook
Share on whatsapp

A terceira idade é conhecida pela fragilidade da saúde e corpo de uma pessoa. Após tantos anos de vida, sabemos que o sistema imunológico é o principal afetado pela idade, com isso, mantê-lo saudável por meio da vacinação pode ajudar a prolongar a longevidade e qualidade de vida.

Para esse grupo específico, existem alguns imunizantes mais importantes que devem ser tomados para garantir um reforço no sistema imunológico. Continue a leitura deste artigo e saiba quais são as vacinas recomendadas para o idoso.

O Sistema Imunológico

O sistema imunológico é responsável pela defesa contra agentes externos e que podem nos fazer mal. Nossa imunidade começa a ser formada nos primeiros anos de vida e se aperfeiçoa com o passar do tempo. Em contrapartida, o avanço da idade acaba desgastando, danificando e tornando-o frágil.

Existem 2 tipos de imunidade, a natural (inespecífica e inata) e a adquirida (específica e adaptativa). A primeira é desenvolvida pelo próprio corpo humano, já a segunda é desenvolvida por meio de imunizantes.

Vacinas Recomendadas para o Idoso

A aplicação de imunizantes começa ainda na infância para prevenir que crianças desenvolvam certos tipos de doenças. E assim uma pessoa vai construindo imunidade ao longo da vida.

A vacinação para pessoas acima de 60 anos é tão importante quanto para recém nascidos, uma vez que certas doenças infecciosas podem levar a quadros crônicos de gripe, por exemplo, que evoluem para uma pneumonia e aumentam o risco de morte em quem tem diabetes, problemas cardíacos ou pulmonares.

A Sociedade Brasileira de Imunização recomenda que idosos tomem de forma rotineira 5 imunizantes para condições específicas, sendo elas:

  • Gripe – Influenza;
  • Herpes zóster;
  • Hepatite B;
  • Pneumonia pneumocócica;
  • Difteria e tétano.

Além dessas, existem outras 4 vacinas que podem ser aplicadas em situações de alto risco ou durante surtos. Sendo elas:

  • Hepatite A;
  • Meningocócica conjugada;
  • Febre amarela;
  • Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

Atualmente, a vacina contra o novo coronavírus também deve ser aplicada nessa faixa etária para evitar complicações e quadros graves da doença.

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.